terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Aprenda a dizer NÃO!

Pode até ser chato contrariar os outros. Mas é muito pior deixar as suas vontades e as suas opiniões sempre em segundo plano.
Aprenda a dizer não

Na nossa cabeça, dizer não é correr o risco de perder de vez o vínculo com aquela pessoa, só porque estamos tomando a atitude de ir contra o que ela pensa e deseja. "Aprendemos ao
longo da vida que dizer ‘não’ é algo errado, que essa é uma atitude egoísta e que, assim, vamos acabar machucando o outro. Mas é fundamental fazer esse exercício, isso vai nos tornar maisautoconfiantes", garante a psicóloga Deborah Toniolo, da Clínica SanVie. Na prática, é como qualquer outro treino. Quando percebemos que as consequências do nosso 'não' nem são tão avassaladoras assim, nos sentimos mais seguras para ir colocando limites para tudo e para todos.

Veja 10 10 maneiras espertas de dizer não sem queimar o filme com a galera

Na turma

1 - Sua BFF quer usar o mesmo batom que você. E você: "Nossa, tenho outra cor aqui que vai combinar bem mais com o seu tom de pele".

2 - Uma amiga pede o celular emprestado. Mas os seus créditos estão acabando e não é legal ficar sem, afinal, pode pintar uma emergência. E você: "Acredita que ele está quase sem bateria? Preciso carregar".  

3 - Você comprou um vestido lindo e uma amiga pergunta se pode comprar outro igual. E você: "Pra quê? Eu empresto o meu quando quiser. Assim, a gente não corre o risco de pagar mico e aparecer na mesma festa como um par de vasos".

Com os garotos

4 - Seu amigo fofo deu a maior indireta de que está a fim. Só que ele não faz o seu tipo. E você: "Gosto tanto da nossa amizade que não quero correr o risco de perdê-la por nada neste mundo!"

8 - Seu namorado insiste em acelerar o romance e não para de falar em transar. Mas você ainda não decidiu se ele é o cara. E você: "Quero que esse seja um momento perfeito, daqueles que a gente fica lembrando para o resto da vida. Por isso, nem adianta me pressionar!"

5 - Seu ex, que pisou no tomate feio com você, pede para voltar. E você: "Sinto muito. Minha prioridade agora é ser feliz".

6 - Agora que a relação ficou séria, ele não quer mais que você saia com as suas amigas. E você: "A gente precisa se desgrudar de vez em quando, pra dar tempo de bater a saudade".

7 - Ele quer a sua senha do MSN. E você: "Nem pensar! Cada um de nós merece ter o seu próprio espaço. É melhor pra gente".

Em casa

8 - Seu pai a proíbe de continuar saindo com uma amiga de quem ele não gosta. E você: "Antes de tomar uma atitude tão radical, acho que podemos conversar. Tenho certeza de que, se puder confiar em mim de verdade, vai parar de se importar tanto com as minhas companhias".

9 - Seu pai quer que você saia com ele e a nova namorada, que mal conhece. E você: "Acho que não vou me sentir muito à vontade. Podemos dar mais um tempo?"


10 - Seus pais querem conhecer o garoto com quem você está saindo. Só que ainda não é um namoro oficial. E você: "Combinamos que eu vou conhecer os pais dele primeiro. E isso vai acontecer mês que vem, sem falta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário